Nissan apresenta suas atividades de Motorsports para 2014

  • Print
  • Download

A Nissan Motor Co., Ltd. e sua divisão de esportes motorizados Nismo (Nissan Motorsports International Co.) divulgaram suas intenções para as pistas em todo o mundo em 2014. Entre os destaques estão:

  • A participação do Nissan Zeod RC, veículo elétrico mais rápido do mundo, na tradicional prova de 24 horas de Le Mans, na França;  
  • Disputa da classe GT500 do novo campeonato GT SUPER, com o Nissan GT-R Nismo;
  • Apoio global aperfeiçoado a clientes;
  • Expansão do programa "Atleta Nismo".

Le Mans 24 Horas / Nissan Zeod RC
O carro de corrida movido a motor elétrico mais rápido do mundo, o Nissan Zeod RC, participará da edição 2014 das 24 horas de Le Mans na categoria "Garagem 56". Será o primeiro carro do mundo a a completar uma volta inteira no famoso e tradicional circuito francês de Le Mans com propulsão a energia elétrica. A cada turno da prova, o Zeod RC irá completar uma volta apenas movido pelo motor elétrico, passando depois para o novíssimo motor 1,5 litro turbo de três cilindros que pesa somente 40 quilos, mas produz incríveis 400 cavalos de potência. Atualmente o revolucionário bólido está em desenvolvimento em diversas bases da Nissan pelo mundo. Lucas Ordóñez foi nomeado como primeiro piloto da equipe na prova fracesa e seus companheiros serão definidos mais adiante. Ordóñez é oriundo do programa GT Academy, parceria da Nissan com a fabricante de vídeo games e eletrônicos Sony. A participação do Zeod RC em Le Mans é uma etapa do objetivo da Nissan de entrar na disputa da categoria LMP1, em 2015.

Super GT - Classe GT500
Com o alinhamento dos regulamentos técnicos (menos motores) com os da categoria alemã de touring DTM, a Nissan participará dessa categoria com chassi e motor recém-desenvolvidos pela Nismo. O veículo-base utilizará o design característico do Nissan GT-R. A Nissan visa a desenvolver o veículo para chegar a um modelo com altos níveis de confiabilidade e rapidez nas pistas.

As principais áreas de desenvolvimento serão o chassi (padronização da área frontal do carro com o GT-R NISMO, refrigeração e aquecimento e eficiência de frenagem) e detalhes específicos, como um pedal com posição ajustável para o piloto.

Outra diferença do DTM são as várias marcas de pneus utilizadas na SUPER GT. Dessa forma os testes com o carro têm a cooperação mútua no desenvolvimento de pneus com cada fabricante.

Na aerodinâmica, o GT-R Nismo GT500 2014 apresenta muitas melhorias para trabalhar com eficiência dentro do novo regulamento. Os paralamas traseiros e
áreas de dutos laterais inferiores foram projetados de forma única, algo que ainda não foi adotado por carros que disputam a DTM.

Como as novas regras exigem um deslocamento menor do motor (que será turbo, com 2 litros e 4 cilindros e com injeção direta) e níveis máximos de saída (100 kg/h) com base na taxa de fluxo de combustível ao invés do ar, a quantidade de energia que pode ser gerada com um nível de combustível limitado é fundamental. Um dos principais objetivos no desenvolvimento do motor foi incorporar um alto rendimento, confiabilidade e grande eficiência de combustível, o que levou a Nissan a utilizar sua tecnologia de injeção direta de turbo. Dessa forma, o novo motor NR20A tem se mostrado bem competitivo.

As equipes na Super GT serão mais uma vez a Nismo, equipe Impul, Kondo Racing e Mola. Assim quatro GT-R Nismo GT500s estarão nas pistas nas quais serão disputadas as provas da classe GT500.

Programas de clientes
A Nissan e a Nismo vão continuar apoiando as equipes de seus clientes nesta temporada fornecendo carros e motores, além de manter o suporte técnico. Um dos aperfeiçoamentos nesse programa vitorioso foi a melhora da confiabilidade e velocidade de trabalho nos pits, além da segurança e do aumento da vida útil do motor do carro, o que reduzirá os custos das equipes que participam da Super GT na categoria GT 300, Blancpain Endurance, Super Taikyu e 24 horas de Nurburgring. A Nismo também continuará a fornecer motores VK45DE e suporte técnico para equipes que participam da classe LMP2 em Le Mans e no Campeonato Mundial de Endurance (WEC), da FIA.

Atleta Nismo
Com o compromisso de fomentar e promover jovens pilotos, a Nissan e a Nismo continuarão com o programa global "Nismo Global Driver Exchange", iniciado no ano passado. O objetivo da iniciativa é dar pilotos e atletas Nismo de todo o mundo a chance de ganhar experiência internacional para aprimorar as habilidades e manter as portas abertas para suas futuras carreiras. Este ano, o programa dá um passo grande com trocas de categorias para dois pilotos Nismo. O primeiro vencedor do "Nissan GT Academy", Lucas Ordóñez, disputará a categoria GT300 do Super GT, enquanto Katsumasa Chiyo disputará a temporada inteira da Blancpain. Além disso, os atletas Nismo selecionados participarão do novo Tudor United SportsCar, nos Estados Unidos.

 

# # #

Back to Top

Issued by Nissan