Nissan Sentra 2012

  • Print
  • Download
Sedã médio se diferencia por agregar inovação, potência e conforto

São José dos Pinhais - O Nissan Sentra, o sedã médio que mudou o conceito de dirigibilidade no segmento, é o primeiro modelo a oferecer motor FLEX equipado com transmissão CVT no Brasil. Com três versões de acabamento (2.0, 2.0 S e 2.0 SL), o Sentra traz duas novidades na linha 2012: o conforto e a segurança da chave inteligente I-key para a versão 2.0 S (já disponível na versão topo de linha) e uma nova cor, a branca perolizada, que agrega ainda mais personalidade ao design diferenciado. As novidades ampliam a ótima relação custo-beneficio do modelo, que conta com garantia de três anos sem limite de quilometragem.

Produzido em Aguascalientes, no México - uma das fábricas mais eficientes da marca japonesa em todo o mundo -, o sedã médio da Nissan está conquistando cada vez mais os brasileiros. Somente nos dois primeiros meses de 2011, sua participação de mercado cresceu de 2,8% para 5,8% (mais de 100% de aumento no segmento), se comparada ao mesmo período de 2010. "A maioria dos consumidores entende que um sedã deve ter prioritariamente amplo espaço interno, conforto e desempenho, um belo design e ótimo custo-benefício. O Nissan Sentra atende a todos estes requisitos e traz ainda um importante diferencial, pois é o sedã pioneiro com a tecnologia inovadora da transmissão CVT", explica Anderson Suzuki, gerente de Marketing e Produto da Nissan do Brasil.

O Nissan Sentra conta com duas opções de transmissão. A versão 2.0 MT tem câmbio manual de seis marchas, além de opcional câmbio XTRONIC®CVT com função overdrive, que vem de série nas versões 2.0 S e 2.0 SL. "O CVT é um câmbio moderno, que proporciona trocas de marchas sem trancos e economia de combustível em relação à opção manual, já que trabalha sempre na faixa de rotação ideal", explica Anderson Suzuki. "A transmissão manual de seis marchas, por sua vez, dispõe de sincronizadores de cone triplo para a 1ª e 2ª velocidades, que deixam as mudanças mais precisas. E quando a 6ª marcha está engatada, o motor trabalha em rotação mais baixa, o que permite também menor consumo de combustível", completa.

Como primeiro sedã no país com câmbio CVT, o Nissan Sentra oferece ainda mais vantagens sobre a concorrência, a começar pela economia de combustível. Enquanto a transmissão automática convencional pode elevar o consumo em até 10%, quando comparada com a caixa manual, o XTRONIC® CVT melhora o consumo em até 7%, em comparação com o mesmo carro equipado com câmbio manual de seis velocidades. Já em relação às transmissões automáticas convencionais dos concorrentes, a economia de consumo é de até 19%.

Potência e prazer em dirigir

O Nissan Sentra 2012 conta com motor 2.0 16V bicombustível, que gera 143 cavalos a 5.200 rpm, independentemente do combustível (álcool/gasolina), além do sistema CVVTCS (de Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas através de variador de fase). Este sistema faz com que a eficiência seja a mesma em qualquer regime de rotação, oferecendo respostas mais precisas do acelerador, maior economia, melhor queima de combustível e, consequentemente, redução das emissões de poluentes.

Sua curva de torque é constante e muito suave desde as rotações mais baixas, dando ao motorista a percepção da força do motor. Extremamente elástico, alcança 90% de seu torque em até 2.400 rpm, proporcionando prazer ao dirigir. O torque máximo é de 20,3 kgfm a 4.800 rpm com qualquer um dos combustíveis, e a taxa de compressão é de 9,7:1.

Design moderno e marcante

Desenvolvido pelo Nissan Design America, na Califórnia, Estados Unidos, o Nissan Sentra é muito elogiado por suas proporções marcantes, acentuadas pelo teto suavemente curvo, pela traseira alta e curta e pela dianteira agressiva. O sedã médio da Nissan não lembra nem um pouco a sobriedade que os modelos do segmento costumam ter. Agora, no modelo 2012, a novidade está na cor branca perolizada. "Tendência mundial no setor automotivo, a cor branca ganhou pigmentos com efeito perolizado que valorizam ainda mais as curvas do Sentra, um carro jovem e imponente, que com esta nova cor impõe ainda mais seu design moderno e marcante", explica Suzuki.

Internamente, o design do Nissan Sentra foi pensado para facilitar a vida moderna. O painel de instrumentos com três medidores circulares proporciona a leitura do conta-giros, velocímetro e medidor de temperatura e combustível. A ergonomia e o conforto do condutor também foram privilegiados com o posicionamento do câmbio no painel de instrumentos, que possibilita melhor mobilidade.

Conforto e segurança em todas as versões

O Nissan Sentra 2012 incorpora equipamentos de série que oferecem mais conforto, segurança e tecnologia aos consumidores. Para acomodar os diversos objetos de uso diário da vida moderna, conta com diversos porta-copos e compartimentos. Os porta-copos são distribuídos no console central e no descansa braço do banco traseiro e têm ajuste para fixar recipientes líquidos de 500 ml a 1 litro. No apoio de braço entre os bancos dianteiros há um compartimento com 4,8 litros de capacidade para guardar CDs e DVDs. O porta-luvas com chave tem capacidade para até 12 litros.

A versão de entrada (2.0) vem com controlador de velocidade, computador de bordo, rádio CD/MP3 Player com conexão para Ipod®, ar condicionado, proteção interna do porta-malas em carpete, molduras externas cromadas e rodas com calotas 16". Já quanto à segurança, conta ainda com retrovisores elétricos rebatíveis, travamento automático das portas sensível à velocidade, alarme, direção elétrica com regulagem de altura, airbag duplo dianteiro e sistema de freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem).

O Nissan Sentra 2.0S traz todos os itens da versão de entrada e uma novidade para o modelo 2012: a chave inteligente I-Key, que dispensa o uso de chave para abertura das portas e partida do motor,até então disponível apenas na versão topo de linha. Vem ainda com rodas de alumínio 16", maçanetas internas cromadas, faróis de neblina, volante revestido em couro com controle de áudio, banco traseiro bipartido e o sistema Divide-N-Hide®, uma divisória removível no interior do porta-malas, que serve para ocultar ou separar a bagagem.

Topo de linha, a versão 2.0 SL conta com todos os itens da versão 2.0 S, além de airbags laterais e de cortinas, bancos em couro, teto solar elétrico, som Rockford Fosgate com display colorido de 4,3" e conexão USB, sensor crepuscular e câmera traseira com imagem no display do rádio.

 

# # #

Back to Top

Issued by Nissan