Novo Nissan 350z Chega Com Mais Potência

  • Print
  • Download
Modelo 2008 do esportivo mais vendido da história tem 312cv

SÃO PAULO – Um dos ícones da velocidade, o Nissan 350Z já está disponível na rede de concessionárias da marca na versão 2008. O esportivo mais vendido da história automobilística mundial chega ao mercado brasileiro ainda mais potente, passa de 280cv no modelo anterior para 312cv na nova versão.  Além do motor, o novo Z conta com direção hidráulica progressiva, reestilização da grade dianteira e do desenho do capô, além de melhorias no acabamento interno.

O capô ganhou desenho arredondado e ligeiramente abaulado para melhor acomodar o motor 3,5L V6 24 válvulas de 312cv a 6.800 rpm que gera 37.0 kgf.m a 4.800 rpm. Para garantir ainda mais estabilidade, a grade frontal foi reestilizada e ganhou linhas verticais, perpendiculares ao novo posicionamento dos piscas laterais. Os faróis bi-xenon (luz alta e baixa) receberam novas molduras internas, enquanto as lanternas traseiras foram incrementadas com leds (duas lanternas + oito fileiras com leds).

Internamente, o 350Z mantém o mesmo nível de acabamento e conforto e tem como novidade o moderno painel central que aloja três marcadores independentes com acabamento prateado (computador de bordo, monitor de pressão do óleo e voltímetro). Os comandos do ar-condicionado, botão do câmbio e porta-copos também ganham detalhes prateados. O superesportivo traz ainda novos revestimentos em tecido especial tipo “soft feel”, encosto lateral para joelho, porta-cartão adicional e suporte central para copos.

“A essência do 350Z é um exemplo do que chamamos de ‘brand builder’ (construtor de marca). Além de oferecer diferenciais de performance, tecnologia e design como todos os produtos da Nissan, este modelo é emblemático para comunicar valores da marca: paixão por dirigir, inovação e vanguarda”, explica o diretor de Marketing da Nissan, Arison Souza.

Com excelente custo x benefício, o modelo 2008 do Nissan 350Z chega a R$ 194.903,00 na versão mecânica de seis marchas e R$ 198.803,00 na automática seqüencial de cinco velocidades. Será comercializado nas novas cores prata brilliant e preto diamond.

Diferenciais de um superesportivo

O coração e a alma de qualquer carro esportivo é o seu motor. Com isso em mente, os engenheiros da Nissan adotaram e aperfeiçoaram a performance do motor série VQ, que foi eleito pela Ward’s Auto World Magazine como um dos “10 melhores motores do mundo” todos os anos, desde 1995. O motor do 350Z é um 3,5L V6 24 válvulas que produz 312 cv @ 6.800 rpm e gera 37.0 kgf.m @ 4.800 rpm.

A composição do bloco e os cabeçotes de alumínio reduzem o peso do motor, contribuindo para melhorar a economia de combustível e a performance. Pistões e bielas mais leves reduzem a massa, permitindo que o motor responda e acelere com mais liberdade, enquanto eixos de ressaltos ocos e leves ajudam a reduzir perdas de energia quando o motor está ligado.

Outra característica de performance que o 350Z apresenta é a tecnologia CVVTCS (Continuously Variable Valve Timing Control System), sigla para controle de abertura e fechamento de válvulas continuamente variável, que capacita o motor para produzir não apenas uma aceleração impressionante e de alta performance, mas também características de torque adequadas para condução na cidade.

Os engenheiros da Nissan acreditavam que seria necessário dar ao 350Z o som de um carro esportivo poderoso, para combinar com sua potência — um som sem ruído de baixa freqüência, que costuma se tornar cansativo em longas viagens. O som do escapamento está atualmente maximizado em baixa rotação (1.000-3.500 rpm), mas silencioso quando o carro é dirigido em ritmo normal. O sistema de som vêm com áudio 240W Boseâ rádio AM e FM, toca-fitas e CD changer frontal com capacidade para 6 CDs, além do sistema Bose Áudio PilotÔ, que monitora o som no interior do veículo em tempo real e ajusta automaticamente o volume e o sinal de rádio. São sete caixas de som, das quais duas estão nas portas e duas na parte traseira. Há dois tweeters e um subwoofer de 10”. O rádio apresenta também um relógio digital.

A transmissão desenvolvida para o 350Z oferece relação curta da 1ª à 5ª marcha para condução de alta performance e a 6ª marcha, desenvolvida especialmente para viagens longas (overdrive) e economia de combustível. Em uma análise estrutural, todas as partes foram reduzidas em tamanho e peso, resultando em uma unidade mais leve e compacta do que os anteriores. Toda transmissão é testada previamente à sua instalação na linha de montagem.

Recentemente, o modelo 2008 foi reconhecido com grau máximo de proteção para motorista colisão lateral feito pelo NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), a agência reguladora de segurança no trânsito nos Estados Unidos. A estrutura da carroceria do 350Z foi projetada para criar um alto grau de rigidez estrutural e de torção. Características-chave incluem assoalho de painel duplo, caixa de ar dupla e colunas de porta com secção aumentada. O teto é soldado na lateral do carro por meio de solda a laser, para garantir a precisão de montagem. Além disso, o 350Z oferece air-bag frontal com sensores de duplo estágio nos cintos de segurança, cintos de segurança com pré-tensionadores e limitadores de esforço. Air-bags laterais e air bags laterais suplementares tipo cortina complementam a proteção contra impactos laterais.

Acessórios

Os proprietários do Nissan 350Z no Brasil poderão personalizar seus veículos com acessórios originais da NISMO (Nissan Motorsport International), uma divisão da Nissan responsável pelo desenvolvimento de equipamentos esportivos especialmente projetados para melhorar a performance de veículos. Todos os acessórios serão disponibilizados por encomenda através da rede de concessionárias Nissan, com prazo aproximado de entrega de 90 dias.

A- Conjunto Aerodinâmico NISMO

Proporciona melhora considerável na performance aerodinâmica do 350Z, ao aumentar o “down force” dianteiro e traseiro. Proporciona melhor dirigibilidade em função do aumento da aderência na dianteira e traseira e uma melhor aderência e tração em altas velocidades.

Especificação: FRP (fibra de vidro) com acabamento em gel branco, sem pintura.

O conjunto aerodinâmico é composto das seguintes peças:

1 Pára-choque dianteiro com Spoiler integrado

2 Conjunto de saias laterais

3 Conjunto de saias laterais traseiras

4 Spoiler traseiro

5 Kit de Suspensão NISMO G-ATTACK

6 Pastilhas de freio de alta performance NISMO (para sistema de freio Brembo)

7 Conjunto de flexíveis de freio NISMO

8 Refrigerador de óleo da direção hidráulica NISMO

9 Roda de liga leve 19’’

B – Equipamentos para motor

10 Sistema de escapamento em aço inox NISMO

11 Catalisador esportivo NISMO

12 Filtro de ar esportivo NISMO

13 Refrigerador de óleo do motor NISMO

14 Tampa do refrigerador NISMO

15 Termostato NISMO

C - Powertrain

16 Disco de embreagem Alta performance NISMO

17 Platô de embreagem Alta performance NISMO

18 Volante do motor de baixo peso (aliviado)

19 Tubulação de embreagem NISMO

20 Diferencial traseiro LSD “GT L.S.D. pro” (LSD - Limited Slip differential)

D – Equipamentos para interior

21 Painel de instrumentos NISMO

22 Manopla do câmbio NISMO

23 Bancos esportivos NISMO

O esportivo mais vendido da história

Durante o Salão de Detroit de 1999, a Nissan resgatou o sucesso da família Z e apresentou pela primeira vez o conceito do 350Z. O carro, desenvolvido pela Nissan Design América (NDA), localizada em La Jolla, Califórnia, apresentava uma longa capota, pára-lamas frontais com design destacando as curvas e faróis dianteiros característicos, sugerindo as linhas do projeto original do 240Z. O veículo fez grande sucesso no salão. Com isso, foi decidido que o Z retornaria à linha de produtos Nissan.

Em 2001, o projeto foi novamente modificado. Decidiu-se que o conceito de 1999 era muito retrô e o espírito Z deveria continuar o mesmo do original — a perfeita combinação de paixão, preço e performance de ponta dos carros esportivos. O novo Z foi projetado pela Nissan Design América e Nissan Technical Center (NTC) em Atsugi, Japão.

Lançado comercialmente em agosto de 2002, o Nissan 350Z rapidamente tornou-se o carro do segmento mais vendido nos Estados Unidos. No Brasil, o 350Z foi lançado em 2004 e teve 131 unidades comercializadas.

A origem do Nissan Z

Em 1969, projetistas da então Datsun buscavam fortalecer a linha de produtos com a introdução do compacto GT. Yoshihiko Matsuo, o designer-chefe do projeto de carros esportivos e uma equipe de engenheiros liderada por Teiichi Hara ouviram atenciosamente os conselhos de Yutaka Katayama, presidente da Nissan Motor Corporation dos Estados Unidos. As equipes de Matsuo e Hara começaram a desenvolver um protótipo que ficaria conhecido como 240Z.

A escolha do nome 240Z ocorreu porque muitos carros esportivos utilizavam números para batizar seus veículos — Triumph TR4 e MG 1500, por exemplo. Então Katayama e os projetistas da Nissan optaram por 240 para refletir o tamanho do motor e a letra Z por ser sonora em diversos idiomas.

Em outubro de 1969, o Datsun 240Z modelo 1970 foi apresentado à imprensa dos Estados Unidos. O veículo apresentava linhas aerodinâmicas arrojadas e era equipado com motor 2.4L com 6 cilindros em linha, capaz de produzir 150cv e atingir 0-60 mph em 9 segundos; era confortável e tinha ótima dirigibilidade, principalmente graças à sua suspensão.

O preço do modelo era apenas U$3.526. Imediatamente o veículo tornou-se um sucesso de vendas — havia espera de seis meses para a compra do carro. A demanda do 240Z era tão grande que menos de um ano após ser lançado, o carro usado era comercializado por U$4.000. O lançamento do primeiro modelo da família Z inaugurou nos EUA uma nova era no segmento de esportivos, que anteriormente não contava com um carro que combinasse performance e preço acessível. O Z-car tornou-se rapidamente o carro esportivo mais vendido de todos os tempos.

Logo após a introdução do modelo, os 240Z foram adaptados para corridas por legendários pilotos e construtores, incluindo Bob Sharp, John Morton e Peter Brock. Os Z foram utilizados em rallies off-road e competições road-racing, ganhando dez campeonatos consecutivos SCCA C-Production e diversas corridas e campeonatos IMSA GTU.

A evolução dos Z-car continuou nos anos 70 com a introdução do 260Z, a versão para quatro passageiros, o 280Z, e no fim da década com o redesenhado 280ZX. Em todos os anos, obteve enorme sucesso de vendas, atingindo o pico em 1979, quando vendeu 87.007 unidades — um recorde.

Durante os anos 80 viriam os primeiros 280ZX Turbo, 300ZX e 300ZX Turbo. No fim da década, com uma mudança no mercado norte-americano, as vendas de carros esportivos começaram a declinar. As corridas, entretanto, ainda eram o forte dos Z-cars, com pilotos como o ator Paul Newman e Scott Sharp quebrando recordes e vencendo corridas e campeonatos.

Em 1990, o 300ZX e o 300ZX Turbo foram remodelados. O novo 300ZX continuou basicamente igual até 1996, e ficou por seis anos consecutivos na lista dos dez melhores carros divulgada pela revista Car and Driver. Também permaneceu por cinco anos no ranking intitulado “All-Star” da revista Automobile e foi considerado, após seu lançamento, “Importado do Ano” pela revista Motor Trend.

As vitórias do Z na década de 1990 incluem a corrida de 24 horas de Daytona, a de 12 horas de Sebring e em uma classe da famosa Le Mans.

Back to Top

Issued by Nissan